segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ESTRUTURA INTERNA DO COMPUTADOR (COMUNICAÇÃO BÁSICA ENTRE COMPUTADOR E MEMÓRIA)

Os demais computadores são compostos de componentes internos que são basicamente esse:

Processador


Processador e composto da Unidade de Aritmética e Lógica (ULA) é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números, Unidade de Controle (UC) é a unidade que armazena a posição de memória que contém a instrução que o computador está executando nesse momento. Ela informa à ULA qual operação a executar, buscando a informação (da memória) que a ULA precisa para executá-la. Depois, transfere o resultado de volta para o local apropriado da memória. A seguir, a unidade de controle vai para próxima instrução e tem também uma memória central principal à (CPU) e uma memória central (principal) a (CPU) é considerada a parte mais importante de um computador, pois é responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento, ou seja, é a parte mais importante do computador, pois é ali onde são interpretadas e executadas as instruções fornecidas pelos aplicativos (softwares), como o sistema operacional e o editor de textos, por exemplo. 

Funções e Tipos

O processador tem três funções básicas:
 Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas, manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, pois a unidade de controle interpreta e gerencia a execução de cada instrução do programa e administrar na memória central (principal) além do programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o seu processamento. O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas, os "slots", ou seja, conectores da placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas são denominados de barramento.

Barramentos

O que é um barramento?

Um barramento é apenas um “caminho” através do qual dado viajam num computador. Esse caminho é usado para comunicação entre dois ou mais elementos do computador. Existem vários tipos de barramentos:
- Barramento do processador
- Barramento de endereços
- Barramento de entrada/saída
- Barramento de memória
No entanto, quando nos referimos ao “barramento“ de um computador pretendemos quase sempre referir o Barramento de entrada/saída, o qual também é designado por “slots de expansão”. Este é o principal Barramento do sistema e é através do qual a maior parte dos dados circula, tendo como origem ou como destino dispositivo como os drives, impressoras ou o sistema de vídeo. Sendo este último o mais exigente em termos de recursos. Assim, será quase exclusivamente sobre o Barramento de entrada/saída que este trabalho incidirá.

O Barramento do Processador

 O barramento do processador é o caminho através do qual o CPU comunica com o chip de suporte conhecido como “Chipset” nos sistemas mais recentes. Este barramento é usado para transferir dados entre o CPU e a memória Cache, por exemplo.

O Barramento da Memória


O Barramento da Memória é usado para transferir informação entre o CPU e a memória principal do sistema. Este barramento pode ser parte integrante do processador ou na maioria dos casos implementado separadamente com auxílio de um chipset dedicado.

O Barramento de Endereços


O Barramento de Endereços é usado para indicar qual o endereço de memória ou qual o endereço do Barramento de Endereços será usado numa operação de transferência de dados.

Tipos de Barramentos de Entrada/Saída:


Desde o aparecimento dos primeiros computadores pessoais que muitos tipos destes barramentos foram criados. A razão é simples: maiores velocidades de entrada/saída são necessárias para a melhoria global do desempenho do sistema. Esta necessidade de maiores velocidades envolve estas três áreas principais:
- CPU’s mais rápidos
- Software mais exigente
- Maiores exigências multimedia
Qualquer uma destas áreas requer que o barramento de entrada/saída seja tão rápido quanto possível. Surpreendentemente, e apesar de estar previsto há anoso seu desaparecimento, quase todos os PC atuais ainda incorporam ainda a mesma arquitetura de barramentos do IBM PC/AT de 1984. Todavia, todos eles incorporam novos barramentos de alta velocidade que se adaptam mais às exigências atuais de desempenho das novas placas. Uma das principais razões pela quais novos tipos de barramentos de entrada/saída tem um aparecimento lento é a compatibilidade, já que esta, juntamente com a uniformização, é essencial ao sucesso que os PCs tem tido. Esta uniformização permitiu que milhares de placas de entrada/saídas sejam fabricadas por diversos fabricantes de acordo com as especificações do barramento usado. Se um novo barramento for introduzido muito provavelmente esse barramento terá de ser compatível fisicamente com os anteriores para que essas placas não fiquem obsoletas. Concluindo, as tecnologias de barramento tendem a evoluir, em vez de fazerem cortes abruptos com o passado. Podemos identificar diferentes tipos de barramentos de entrada/saída pela sua arquitetura. Os principais tipos de arquiteturas são:


A principal diferença entre eles é a quantidade de dados que conseguem transferir num dado tempo e a velocidade a que o conseguem. Cada uma destas arquitecturas é implementada por um chipset conectado ao barramento do processador. Tipicamente este chipset controla também o barramento de memória.

Memória



Função, Conceito e Objetivo

Função: armazenar informações que são/serão manipuladas por um sistema de computação para que possam ser recuperadas prontamente quando necessárias.
Conceito: é um componente do sistema de computação onde são guardados dados ou informações para serem usados quando desejados.
Objetivo: armazenar dados ou informações e permitir sua recuperação quando requerido; É um subsistema do sistema computacional.

Desempenho

Vários tipos de memórias. Motivos:

Aumento da velocidade do processador: maior que a velocidade do tempo de acesso da memória. Ocasiona atrasos na transferência de bits entre a M.P.E o processador; Capacidade de armazenamento dos sistemas computacionais: aumento do volume dos dados que devem ser armazenados e manipulados nos sistemas atuais. O ideal é que o processador não fique parado, esperando por muito tempo, que um dado seja transferido da memória.

Ações e Operações

Uma memória executa algumas ações e operações: Ação Armazenar: Guarda um dado ou informação, Operação para Armazenar:
Escrita ou Gravação (write), Ação Recuperar (Retrieve): Recupera um dado ou informação armazenada para uso, Operação para Recuperar:
Leitura (read).
Memory e Storage

Diferença entre Memória e Armazenamento:
Memória ou Memory:
Quando se trata de memórias eletrônicas como DRAM, SRAM, Cache, etc. São dispositivos que perdem o conteúdo armazenado quando desligados.
Armazenamento ou Storage:
Quando se trata de Discos, CDs, DVDs, etc. São dispositivos que não perdem o conteúdo armazenado quando desligados. A diferença é que memory armazena temporariamente e storage permanentemente.
Constituição
Memórias são constituídas por vários grupos de bits;
Grupos de bits:
São tratados em conjunto pelo sistema, se movem em blocos, é tratado como um único elemento é identificado como uma unidade para efeitos de armazenamento e transferência memórias são constituídas de elementos físicos que, de diferentes formas, representam os dados que são armazenados e manipulados elementos físicos: conteúdo, formas: elétrica, magnética, ótica.

Os Periféricos

Os dispositivos de entrada e saída (E/S) ou input/output (I /O) são também denominados periféricos.
Eles permitem a interação do processador com o homem, possibilitando a entrada e/ou a saída de dados. O que todos os dispositivos de entrada têm em comum é que eles codificam a informação que entra em dados que possam ser processados pelo sistema digital do computador. Já os dispositivos de saída decodificam os dados em informação que pode ser entendida pelo usuário.
 Há dispositivos que funcionam tanto para entrada como para saída de dados, como o modem e o drive de disquete. Atualmente, outro dispositivo híbrido de dados é a rede de computadores.
Os principais dispositivos de entrada de informações são: teclado, mouse, drive de CD / DVD-ROM, pen drive, scanner, microfone, joystick, câmera filmadora, câmera digital, tela sensível ao toque, mesa gráfica e caneta ótica.Os principais dispositivos de saída de informações são: monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, sensores (movimento, temperatura etc) e óculos (para realidade virtual).
O principais dispositivos tanto de entrada como de saída de informações são: modem, drive de disquete, gravador de CD / DVD e disco rígido.

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